Maçonaria Historia no Brasil




Breve história da maçonaria brasileira na construção da nossa gigante nação.

Apesar da maçonaria estar presente no Brasil desde a Inconfidência Mineira no final do século XVIII, a primeira loja maçônica brasileira surgiu filiada ao Grande Oriente da França, sendo instalada em 1801 no contexto da Conjuração Baiana. A partir de 1809 foram fundadas várias lojas no Rio de Janeiro e Pernambuco e em 1813 foi criado o primeiro Grande Oriente Brasileiro sob a direção de Antonio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva.
No Brasil são reconhecidas as seguintes federações/confederações:
Logo cmsb 2.jpg
Grande Oriente do BrasilConfederação da Maçonaria Simbólica do BrasilConfederação Maçônica do Brasil - COMAB
Fundada em 1822Fundada em 1927Fundada em 1973
Iniciou com três lojas no Rio de JaneiroSurgiu na cisão com Grande Oriente do Brasil.Surgiu na cisão com Grande Oriente do Brasil.
Possui federações em todos os estados brasileiros, conhecidos como Grandes Orientes estaduaisReúne uma Grande Loja autônoma e independente de cada estado brasileiro.Reúne os Grandes Orientes Independentes e congrega Grandes Orientes Estaduais autônomos em cada estado da Federação.
Reconhecida pela UGLE
Tratado de amizade com as Grandes Lojas do Brasil
Tratado de amizade com o Grande Oriente do Brasil
Algumas de suas Grandes Lojas são reconhecidas pela UGLE
Em sua maioria possuem ótimas relações fraternais com as Lojas filiadas ao GOB e CMSB, mesmo sem que haja tratados de Reconhecimentos em todos os Estados, pois se trata de Maçonaria Regular (COMAB).

0 comentários :

Postar um comentário